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Projetos de Pesquisa

 

2017 - Atual

CONSTRUÇÃO DE INTERVENÇÃO NEUROPSICOLÓGICA PRECOCE BASEADA NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA CRIANÇAS EM AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO DE RISCO

Descrição: Estudos recentes em neurociências robustecem os achados da psicologia histórico cultural acerca do papel constituinte que o ambiente de desenvolvimento apresenta para a estruturação do funcionamento cognitivo, da neurobiologia subjacente a este, como também, das relações entre cérebro e comportamento. Isto ocorre porque nos primeiros anos de vida o nível de neuroplasticidade é o mais intenso da vida pós-natal. De forma que, a arquitetura do cérebro é profundamente afetada pelas primeiras experiências da criança, por conseguinte, fatores ambientais podem aprimorar ou comprometer as suas habilidades. Pesquisas demonstram o impacto negativo que o desenvolvimento em situações de risco, decorrente de um ambiente de vulnerabilidade socioeconômica e educacional, pode acarretar para o perfil neuropsicológico e comportamental do sujeito. Ademais, algumas condições clínicas como o extremo baixo peso ao nascer, a prematuridade e infecções congênitas podem desencadear alterações neurológicas e, por isso, também são consideradas como fatores de risco para o desenvolvimento neuropsicológico. Frente este contexto, a presente pesquisa pretende desenvolver estudo transcultural para compreender como estes fatores de risco se expressam em termos do funcionamento neuropsicológico e comportamental em diferentes culturas, a saber, Brasil, México e Rússia. Tendo em vista o objetivo final de propor uma intervenção precoce (de zero aos 3 anos de idade), baseada na psicologia histórico cultural, para minimizar e/ou sanar os impactos negativos do desenvolvimento em situação de risco.. 

 

Alunos envolvidos: Doutorado: (1)

Integrantes: Izabel Augusta Hazin Pires - Coordenador / Artemis Paiva - Integrante / Yulia Solovieva - Integrante / Tatiana Akhutina - Integrante / Sergey Kiselev - Integrante / Carla Anaute - Integrante / Raquel Lindquist - Integrante.

 

2017 - Atual

COGNIÇÃO CORPORIFICADA: APRENDENDO E DESENVOLVENDO A NUMEROSIDADE

Descrição: A realidade brasileira reflete significativa fragilidade em termos da oferta de ensino da matemática de qualidade. Os dados oriundos do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) identificaram que o Brasil ocupa o penúltimo lugar em termos dos países avaliados no quesito matemática. Diante desta realidade, constitui-se como desafio premente o desenvolvimento de estratégias educacionais que favoreçam a aprendizagem de conteúdos lógico-matemáticos. Sabe-se que o sucesso de tal empreitada passa necessariamente pela educação formal da matemática, embora não se restrinja a ela. Nesse contexto, a tradução da perspectiva da cognição corporificada em atividades didáticas pode ser uma alternativa para minimizar a realidade, anteriormente descrita, do baixo desempenho escolar em matemática das crianças brasileiras. Retomando um dos pressupostos teóricos da cognição corporificada, a saber, a cognição humana inicialmente está enraizada nos processos sensórios-motores, o uso dos dedos na contagem pode ampliar a aquisição posterior de símbolos e conceitos abstratos. Há evidências que apontam a possibilidade da utilização deste método nas salas de aulas. É interessante notar que, embora seja considerado um artifício de longa tradição cultural, este continua a ser uma questão relativamente negligenciada, principalmente quando se refere ao seu uso no ambiente escolar. Em muitos países, recomenda-se que não se utilize a contagem de dedos, devendo esta ser evitada na escola. Do ponto de vista matemático-didático, argumenta-se que a aritmética não deve estar ancorada nas estratégias baseadas nos dedos. Em seu lugar, defendem a compreensão da abstração da informação numérica desde o início, evitando estratégias computacionais fundamentadas na contagem dos dedos, como frequentemente observado em crianças com dificuldades matemáticas. Porém, pesquisas em cognição corporificada baseadas em contextos de manipulações, gestos com as mãos, utilização dos dedos e movimentação com todo o corpo, têm demonstrado a eficácia desta estratégia. Contudo, identifica-se escassez de estudos sobre a temática realizados no Brasil, o que emerge como justificativa para a realização do presente estudo, com vistas à proposição de atividade didático-pedagógica que contribua para o desenvolvimento de habilidades lógica-matemáticas, contribuindo para a minimização do quadro de defasagem que caracteriza hoje o país. Neste sentido, o presente estudo avaliará as estratégias baseadas no uso dos dedos para a aquisição de habilidades numéricas, investigando se esta estratégia beneficia as crianças, em suas trajetórias escolares. Para tanto, irá utilizar um modelo específico de intervenção desenvolvido por grupo de pesquisa alemão, em que englobará os seguintes aspectos: 1) Habilidades numéricas básicas; 2) Conceito de quantidade de número; 3) Relações Numéricas; 4) Gnosia Digital de dedo; e 5) Correspondência 1-1. A pesquisa contará com a participação de 80 crianças (entre 6 e 7 anos de idade), de ambos os sexos e do primeiro ano do ensino fundamental I. Avaliadas antes e após o término da intervenção, nos domínios: habilidades cognitivas gerais, habilidades matemáticas, destreza motora, habilidades somatossensoriais, memória de trabalho, funções executivas, habilidades viso espaciais e processamento fonológico. Por fim, os dados serão submetidos a uma ANOVA de medidas repetidas discernindo os fatores do tempo de teste (grupo pré, pós-acompanhamento) e grupo de intervenção (grupo com intervenção versus grupo sem intervenção). 

 

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1).

Integrantes: Izabel Augusta Hazin Pires - Coordenador / Korbinian Moeller - Integrante / Claudia Berlim de Mello - Integrante / Roberta Barrocas - Integrante / Elison Rixadson Cunha - Integrante / Cintia Azoni - Integrante

 

2017 - Atual

RELAÇÕES ENTRE INTEGRIDADE DA SUBSTÂNCIA BRANCA, TRANSTORNO NÃO-VERBAL DE APRENDIZAGEM E TRATAMENTO ONCOLÓGICO NA INFÂNCIA

Descrição: O Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA) estima que em 2016 ocorrerão aproximadamente 12.600 novos casos de câncer na faixa etária de 0 a 19 anos, representando cerca de 3% de todos os novos casos diagnosticados no país. Deste total, aproximadamente 2750 casos serão registrados na Região Nordeste, sendo esta a segunda região com maior prevalência no país. Dentre os novos casos de câncer previstos para o ano em curso, aproximadamente 45% serão de leucemia e 20% serão de tumores de sistema nervoso central. Na atualidade identifica-se elevação significativa do número de sobreviventes do câncer, mas este vem igualmente acompanhado da presença de sequelas cognitivas que comprometem os processos de desenvolvimento e aprendizagem. A principal hipótese considerada para explicar as alterações neuropsicológicas encontradas em sobreviventes do câncer é a de que danos difusos de substância branca induzidos pelo tratamento antineoplásico direcionado ao SNC produziriam prejuízos em funções cognitivas fundamentais para o neurodesenvolvimento. Tal prejuízo resultaria em lentificação na aquisição de novas aprendizagens, e o desenvolvimento seguiria um ritmo diferente daquele encontrado em crianças de mesma idade e escolaridade com desenvolvimento típico. As evidências acumuladas ao longo das últimas décadas a respeito dos prejuízos à substância branca provocados pelo câncer e os tratamentos antineoplásicos, vêm endossando profunda discussão a respeito das características sindrômicas apresentadas pelas crianças sobreviventes. Nesse sentido, a presente proposta tem como objetivo estabelecer relações entre a integridade da substância branca e dois modelos conceituais associados ao comprometimento desta, a saber, o transtorno não-verbal de aprendizagem e o Modelo de Velocidade de Processamento, considerando ainda um conjunto de variáveis sociodemográficas (Diagnóstico e modalidade de tratamento; Idade da criança ao diagnóstico; Tempo decorrido entre o final do tratamento e a avaliação; Sexo; Nível sócio-econômico e Escolaridade da mãe). Buscando atingir tais objetivos, para avaliar a integridade da substância branca será utilizada a técnica de DTI (diffusion tensor imaging) e duas medidas derivadas de sua aplicação : média de difusão (MD), que possibilita a investigação de comprometimento celular e das fibras nas substâncias cerebrais branca e cinzenta e anisotropia fracionada (AF), medida sensível a mudanças na integridade axonal da substância branca. Para avaliação do perfil neuropsicológico do TNVA e do Modelo de Velocidade de Processamento será utilizada bateria de testes neuropsicológicos e questionários para avaliação do comportamento. Os dados serão analisados a partir do uso de ferramentas estatísticas descritivas e inferenciais, bem como análises de variância e clusterização. Espera-se que os resultados oriundos da presente proposta subsidiem ações de intervenção que contribuam para a minimização dos déficits, proporcionando avanços em termos do desenvolvimento das habilidades e do processo de aprendizagem de crianças e adolescentes sobreviventes do câncer.

 

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1).

Integrantes: Izabel Augusta Hazin Pires - Coordenador / Danielle Garcia - Integrante / GOMES, EDIANA ROSSELY DE OLIVEIRA - Integrante / Dantas, Mariane - Integrante / CAVALCANTI, Cyndiane - Integrante.

 

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

 

2016 - Atual

TRADUÇÃO, ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E VALIDAÇÃO PARA O BRASIL DA BATERIA FEE: FONCTIONS EXÉCUTIVES CHEZ L'ENFANT

Descrição: Atualmente, a avaliação neuropsicológica das funções executivas (FE) tem sido objeto de interesse crescente de pesquisas. Porém, no Brasil, identifica-se significativa dispersão de testes e protocolos padronizados utilizados na avaliação das FE em crianças, dificultando a realização de estudos multicêntricos, identificações de características regionais. Além disso, os testes utilizados para avaliar as FE em crianças geralmente são adaptações de tarefas para uso em adultos, apresentam pouca validade ecológica e são desenhadas para serem difíceis, perdendo a capacidade de discriminar funções e déficits específicos, uma vez que muitos componentes executivos são requeridos em uma única tarefa. Diante do exposto, esse estudo tem como objetivo traduzir e adaptar a bateria FEE (Roy, Le Gall, Fournet, 2011) para o português/Brasil. A FEE é uma bateria de avaliação neuropsicológica das FE destinada a crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, construída com o objetivo de modificar e/ou melhorar, em termos de materiais, instruções, procedimentos e/ou correções, os principais paradigmas e testes de avaliação das FE, com o intuito de suprir as insuficiências das tarefas existentes e adaptar tarefas consagradas internacionalmente. A adaptação transcultural da FEE será realizada pelo modelo proposto por Borsa et al (2012), constituído de 6 etapas (Tradução do instrumento para o novo idioma, Síntese das Versões, Avaliação da Síntese por Experts, Avaliação pelo Público-Alvo, Tradução Reversa-Back-translation, Estudo-Piloto). A proposta de análise dos dados inclui análise fatorial exploratória e confirmatória, com auxílio de ferramentas estatísticas. 


Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (2); Doutorado: (1).

Integrantes: Izabel Augusta Hazin Pires - Coordenador / Pompéia Vilachan Lyra - Integrante / Claudia Berlin de Mello - Integrante / GUERRA, AMANDA - Integrante / Dider Le Gall - Integrante / Arnaud Roy - Integrante / Rodrigo da Silva Maia - Integrante / Cintia Salgado Azoni - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

 

2015 - 2016

IMPACTOS DAS CONDIÇÕES DE VULNERABILIDADE E RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NA INFÂNCIA: DA AVALIAÇÃO A INTERVENÇÃO

Descrição: O presente projeto de ações acadêmicas integradas trata da avaliação e intervenção sobre o impacto de condições de vulnerabilidade e risco para o desenvolvimento de crianças acompanhadas no Centro de Saúde Anita Garibaldi e residentes no município de Macaíba, localizado na região metropolitana de Natal/RN. Os anos iniciais da vida de uma criança constituem o alicerce sobre o qual se desenvolve e se consolida o seu potencial de aprendizagem, regido pela integração dinâmica entre influências genéticas, biológicas e psicossociais. Ambientes enriquecidos de maneira adequada estimulam e favorecem o desenvolvimento saudável. Por sua vez, a exposição constante a adversidades, notadamente a pobreza, o abuso e a negligência, podem alterar o curso de vida dessas crianças, submetendo-as a estado permanente de alerta e, consequentemente, alterando o circuito do estresse e aumentando o risco do surgimentos de doenças crônicas, dificuldades na regulação emocional e do comportamento, bem como favorecendo a médio prazo que apresentem dificuldades significativas na aquisição de competências escolares. Diante do exposto, o presente projeto contempla, no âmbito do ensino, a formação de estudantes estagiários dos cursos de graduação em psicologia, fonoaudiologia e medicina da UFRN, bem como ações formativas para a equipe interdisciplinar do Centro de Saúde Anita Garibaldi. No âmbito da pesquisa objetiva traçar perfil clínico, nutricional, cognitivo sócio-demográfico, notadamente em termos de levantamento dos fatores de risco, de crianças com alterações desenvolvimentais e ausência de doenças neurológicas, psiquiátricas ou sistêmicas. Por fim, as ações de extensão preveem rodas de conversa com os pais, objetivando a orientação nutricional e de estimulação cognitiva e o desenvolvimento de cartilhas de orientação a pais e escolas, contemplando informações sobre alimentação, estimulação e marcos desenvolvimentais na infância. Isso posto, defende-se aqui que os conhecimentos oriundos do presente estudo podem inovar a proposição de políticas públicas. Estudos translacionais em neurociências do desenvolvimento podem oferecer subsídios relevantes para o debate natureza vs cultura, possibilitando intervenções precoces que diminuam o risco de problemas futuros e simultaneamente ampliem o potencial de desenvolvimento inerente a todo ser humano. 

 

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1). 

Integrantes: Izabel Augusta Hazin Pires - Coordenador / Priscilla Barros - Integrante / Samantha Santos Albuquerque Maranhão - Integrante / Luana Metta - Integrante.

 

2015 - Atual

TALENTO METRÓPOLE: ALTAS HABILIDADES E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Descrição: O Instituto Metrópole Digital (IMD) é uma Unidade Suplementar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), instituição pública de ensino que atua na formação de pessoal de nível técnico, superior e na pós-graduação, cujas ações integram a inclusão social e digital de jovens do ensino básico até a pós-graduação. Somam-se a isso, ações de pesquisa e inovação tecnológica e incentivo à cultura do empreendedorismo, que resultaram na criação da Inova Metrópole, incubadora de empresas de base tecnológica na área de Tecnologia da Informação (TI). O IMD tem como meta fomentar a criação de um polo tecnológico no Rio Grande do Norte, abrangendo iniciativas do setor público, privado e acadêmico. Isso posto, o IMD criou um Programa voltado para o desenvolvimento de talentos e enriquecimento de altas habilidades no domínio da tecnologia da informação. Com a ampliação de suas ações, adequando-as às exigências dos diferentes níveis de ações educativas vigentes no País, contribui sobremaneira para assegurar a existência de mecanismos que permitam o pleno atendimento das necessidades educacionais especiais de jovens com Altas Habilidades/Superdotação conforme prevê a Lei Nacional número 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estrutura do Programa O Programa Talento Metrópole está diretamente vinculado ao Instituto Metrópole Digital, mas conta com a participação de outras unidades acadêmicas da Universidade com as quais a TI possui interfaces, constituindo os Núcleos Integrados. O Programa possui uma estrutura básica composta por dois semestres. Porém, ao término desta fase inicial, o aluno pode optar por permanecer no Programa, apresentando semestralmente Plano Individual de Atividades. Este deve refletir os interesses e motivações do aluno, tendo sido aprovado pelo tutor e pela coordenação do programa. O objetivo é poder acompanhar sistematicamente o aluno durante a sua formação nos diferentes níveis: técnico, graduação e pós-graduação. Nos meses de junho e julho o Programa Talento Metrópole promove Cursos de Inverno nos quais oferece atividades para cinquenta alunos oriundos do ensino fundamental (13 a 15 anos), do ensino médio (16 a 18 anos) e da graduação (acima de 18 anos), das redes pública e privada de ensino. Os participantes são encaminhados pelas escolas, faculdades e universidades, pelo Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), vinculado à Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, bem como integram este rol os alunos do estado com as melhores colocações nas Olimpíadas Brasileiras de Informática e Matemática. No Curso de Inverno são ofertados cursos, minicursos e seminários, avançados por pesquisadores vinculados aos diferentes núcleos integrados, tendo como temática a tecnologia da informação e suas interfaces. Ao longo do Curso de Inverno é realizada avaliação individual dos participantes, com o objetivo último de prospectar eventual grupo de alunos para compor o Programa Talento Metrópole naquele ano. A seleção é composta por três etapas distintas que avaliam a inteligência e o funcionamento executivo, as habilidades e competências em tecnologia da informação, bem como dimensões comportamentais, notadamente a motivação e a criatividade. 

 

Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1). 

Integrantes: Izabel Augusta Hazin Pires - Coordenador / Ivonildo Rêgo - Integrante / REIS, JULIANA - Integrante / Priscila Barros - Integrante / Madeira, Charles - Integrante / Souza, Alyson - Integrante / Ediana Gomes - Integrante / Priscila Andrade - Integrante / Carlos Prolo - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

 

2014 - 2017

CARACTERIZAÇÃO DE ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS, ACADÊMICOS E COMPORTAMENTAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOBREVIVENTES DE TUMORES DE FOSSA POSTERIOR E LEUCEMIA LINFÓIDE AGUDA

Descrição: Dados oficiais brasileiros estimam que anualmente cerca de 11.530 casos de neoplasias são diagnosticados em crianças e adolescentes. Desde a década de 970, constata-se aumento progressivo do número de sobreviventes do câncer e, consequentemente, uma ampliação do número de crianças e adolescentes em idade escolar que apresentam sequelas cognitivas e comportamentais decorrentes da doença e seus tratamentos. Dentre as manifestações do câncer pediátrico, as Leucemias e os tumores do Sistema Nervoso Central (SNC), respectivamente, são os que apresentam maior prevalência, respondendo juntos por mais de 50% dos novos casos que surgem no país. A presença de alterações cognitivas e comportamentais é comumente identificada dentre os sobreviventes de câncer. Embora tais disfunções sejam acentuadamente reportados durantes as fases ativas do tratamento, déficits específicos são notados em todas as etapas do adoecimento, e mesmo anos após o término do tratamento. É sabido que os insultos neurológicos na infância têm expressão clínica bastante distinta dos que ocorrem em idade adulta, uma vez que, no cérebro infantil, as etapas maturacionais ainda estão em curso, a especialização hemisférica ainda não se encontra consolidada e, portanto, a topografia funcional do cérebro ainda não se encontra plenamente estabelecida. Neste desafio, a abordagem neuropsicológica ganha destaque, pois esta possibilita a apreciação do potencial de interferência de diferentes fatores, isolados e em interação. Os dados oriundos da avaliação em neuropsicologia permitem o mapeamento de áreas cognitivas preservadas e deficitárias. Adicionalmente, avança na investigação do impacto destas sobre a aprendizagem, o comportamento, as atividades de vida diária e as relações socioafetivas dos sobreviventes. Por fim, tais resultados oferecem subsídios para a proposição de estratégias de intervenção eficazes, que garantam o potencial de desenvolvimento e aprendizagem deste grupo clínico. Diante do exposto, circunscreve-se neste projeto a pertinência do estabelecimento de diálogo entre a neuropsicologia infantil e a oncologia pediátrica, em especial em termos de dois subtipos específicos do câncer, a saber, os tumores de fossa posterior (TFP) e a leucemia linfóide aguda (LLA). Tal delimitação aqui executada é justificada pela alta incidência destes tipos de câncer na infância, bem como a implicação direta destas neoplasias e seus tratamentos sobre a organização e o funcionamento do Sistema Nervoso Central. 

 

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2)

Integrantes: Izabel Augusta Hazin Pires Loreto – Coordenador

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2

 

2011 – 2013

INVESTIGAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE AUTO-ESTIMA, AUTOCONCEITO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL E DESEMPENHO ESCOLAR EM MATEMÁTICA: SUBSÍDIOS À PROBLEMATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE COGNIÇÃO E AFETIVIDADE

Descrição: A presente proposta de investigação insere-se no programa de pesquisa que vem sendo desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática NUPPEM/UFPE em parceria com o Laboratório de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática LAPPEM/ UFRPE e o Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia LAPEN/UFRN. O NUPPEM está inserido em uma das linhas de pesquisa do programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE (Educação Matemática e Científica), tendo oficialmente sido cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq, em 2006, e desde então funcionando de forma sistemática e ininterrupta. De natureza interdisciplinar, tem por objetivo principal desenvolver pesquisas de natureza psicológica sobre conceitos e atividades matemáticas com implicações e repercussões para a educação matemática. O estudo ora proposto tem por objeto contribuir para uma melhor identificação e compreensão de dificuldades de aprendizagem em matemática, no Ensino Fundamental I e II; e suas interfaces com os processos afetivos, na tentativa de elucidar aspectos relevantes para aprendizagem e o desenvolvimento de conceitos matemáticos.

 

Integrantes: Izabel A. Hazin / Cláudia Roberta de Araújo/ Sintria Labres Lautert – Coordenador

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

 

2010 – 2014

PROGRAMA DE IDENTIFICAÇÃO DE TALENTOS PARA O METRÓPOLE DIGITAL

Descrição: O presente projeto congrega ações de pesquisa e extensão com objetivo central de contribuir para implementação dos objetivos traçados pelo Projeto Metrópole Digital, que se propõe a implantar no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte programa estruturador de qualificação de mão-de-obra para a área de Tecnologia da Informação (TI), através da seleção e capacitação de jovens com ensino fundamental concluído. Tal projeto abrange ações de pesquisa aplicada, prevendo ainda esforço direcionado à inovação e incubação de negócios, formação superior de parte dos jovens talentos em cursos de graduação e pós-graduação da UFRN e integração de talentos prospectados a laboratórios e empresas incubadas. Nesse sentido, apresenta-se proposta de desenvolvimento dos procedimentos de seleção, avaliação e acompanhamento de jovens candidatos ao Projeto Metrópole Digital, através de avaliação prospectiva e sistemática, guiada pelo estabelecimento de conjunto de critérios que estabeleçam com clareza operacional os construtos "habilidade para a informática" / "habilidade na área de TI". Entende-se que todo jovem tem um conjunto de competências instaladas na direção de alguma habilidade em diferentes domínios, tais como os esportes, as artes ou a tecnologia. Tal iniciativa surge, portanto da necessidade de prover o Rio Grande do Norte de projeto estruturador que permita simultaneamente: aumentar a disponibilidade de mão de obra especializada capaz de alimentar parque local de indústrias na área de software e hardware; incrementar o parque de TI (Tecnologia da informação) norte-riograndense; contribuir, através de iniciativas nas áreas de prestação de serviço e produção de bens, para desenvolvimento global da região, no contexto do conjunto de ações previstas no PAC para o Estado.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (2)

Integrantes: Izabel A. Hazin - Coordenador / Luciano R. de Lemos Meira / Pedro F. Bandassolli - Integrante / Symone Fernandes de Melo / Jorge Falcão / Denise Rêgo

Número de produções C, T & A: 1 

 

2010 – 2012

ALTERAÇÕES NEUROPSICOLÓGICAS E DIFICULDADES ESCOLARES EM CRIANÇAS SOBREVIVENTES DE LEUCEMIA LINFÓIDE AGUDA (LLA)

Descrição: O objetivo do presente estudo é Investigar os efeitos neuropsicológicos e dificuldades de aprendizagem decorrentes do tratamento quimioterápico isolado ou associado à radioterapia e o impacto destes sobre o desenvolvimento cognitivo e a qualidade de vida de crianças em tratamento ou sobreviventes de Leucemia Linfóide Aguda (LLA) na faixa etária dos 6 aos 16 anos. Como objetivos específicos busca-se a) Estabelecer relações entre alterações neuropsicológicas e dificuldades escolares específicas decorrentes das mesmas; b) Identificar a relação entre o tipo de tratamento ao qual foram submetidas as crianças (quimioterapia isolada ou associada à radioterapia de crânio) e a natureza e extensão dos efeitos cognitivos tardios e dificuldades escolares associadas a tais tratamentos; c) Investigar diferenças no perfil cognitivo e padrão de dificuldades escolares apresentados por crianças diagnosticadas com LLA em tratamento e aquelas que estão fora de tratamento há mais de um ano; d) Verificar se há relação entre a existência de déficits no domínio cognitivo e dificuldades escolares de crianças diagnosticadas com LLA e a idade que tinham no momento do diagnóstico. e) Verificar se há relação entre a existência e natureza de déficits no domínio cognitivo e presença de dificuldades escolares específicas em crianças diagnosticadas com LLA e o sexo das mesmas.

 

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1)

Integrantes: Izabel A. Hazin / Jorge Tarcísio da Rocha Falcão – Coordenador

 

2009 - 2011

INVESTIGAÇÃO DO FUNCIONAMENTO NEUROCOGNITIVO DE CRIANÇAS SUBMETIDAS A TRATAMENTO PARA TUMORES DA FOSSA POSTERIOR: UM ESTUDO TRANSCULTURAL BRASIL-FRANÇA

Descrição: O objetivo do presente projeto de pesquisa é a investigação do funcionamento neurocognitivo de crianças submetidas a tratamento para tumores localizados na fossa posterior, acompanhadas em serviços públicos de saúde no Brasil e na França. Tal proposta vincula-se a iniciativa de trabalho colaborativo, estabelecido entre os dois países, no bojo de proposta de estágio pós-doutorado da coordenadora desta pesquisa, aprovado pela CAPES Neste sentido, participam deste estudo o Laboratorie de Psycologie et Neurosciences Cognitives (LPNCog), vinculado ao Instituto de Psicologia da Universidade de Paris V (Université Paris Descartes), o Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia da UFRN (LAPEN-UFRN) e o Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira/Centro de Hematologia e Oncologia Pediátrica (IMIP/Cehope).

 

Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3)

Integrantes: Izabel A. Hazin - Coordenador/ Francisco Pedrosa/ Arli Pedrosa/ Eulália Maia/ Dellatolas, George - Integrante / Neuciane, Gomes – Integrante

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

 

2007 – 2014

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DE CRIANÇAS PORTADORAS DE NEOPLASIA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL

Descrição: Projeto de pesquisa, em fase de elaboração, vem sendo desenvolvido pela proponente em parceria com a Escola Pernambucana de Saúde FBV/IMIP através do departamento de psicologia/pós-graduação em neuropsicologia. O objetivo deste estudo é o acompanhamento neuropsicológico de crianças portadoras de neoplasia do sistema nervoso central, submetidas à cirurgia e/ou a tratamentos radioterápico e quimioterápico, atendidas em serviços de oncologia pediátrica nas cidades de Natal, Recife e São Paulo.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (4)

Integrantes: Izabel A. Hazin - Coordenador / Danielle Garcia / Mariana Borges/ Ediana Gomes / Solange Santos

 

2006 – 2007

AVALIAÇÃO DA POPULAÇÃO DE CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES COGNITIVAS NA ÁREA URBANA DE RECIFE (PE) E NATAL (RN)

Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo obter uma melhor caracterização das crianças com altas habilidades/superdotação, atendidas no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) do Estado do Rio Grande do Norte e da Cidade de Recife. A inserção destas crianças no sistema de escolarização é tema relevante tanto para o contexto mais amplo da educação em geral quanto para o contexto mais específico da educação especial. No que diz respeito à educação especial, as atenções usualmente convergem para os subgrupos de crianças com déficits de desenvolvimento de diferentes naturezas, enquanto outro subgrupo de crianças igualmente diferenciadas em relação aos padrões dominantes de desenvolvimento, quais sejam aquelas crianças com um diferencial para mais em relação a determinado conjunto-padrão de competências e habilidades diversas, são excluídas do enfoque da educação especial, negligenciando-se os fatores de risco aos quais tais crianças estão expostas. Sendo assim, propõe-se uma avaliação destas crianças abarcando os domínios das habilidades cognitivas, acadêmicas, bem como o mapeamento de aspectos sócioafetivos, a saber, o autoconceito como indivíduo e aluno, autoestima, representações da criança em relação ao contexto escolar e sócio-familiar, bem como de seus pais e/ou responsáveis e professores em relação à criança.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (5)

Integrantes: Izabel A. Hazin - Coordenador / Jorge Tarcísio da Rocha Falcão/ Danielle Garcia/ Mariana Borges/ Ediana Gomes/ Solange Santos/ Sintria Labres Lautert

Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

 

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